05 de Março de 2019

03 Dicas Para Cuidar do Seu Desenvolvimento Profissional e Fazer Sua Carreira Decolar

Quem investe no desenvolvimento da sua carreira tem mais chance de sucesso profissional

Antigamente, eram poucas as formas para você se desenvolver profissionalmente, as mais relevantes estavam nos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro mas, para isso era necessário gastar, uma pequena fortuna ou torcer para você ser um dos privilegiados para fazer parte do programa de treinamento e desenvolvimento da empresa onde se trabalhava, isso ainda se a empresa tinha a cultura de investir no desenvolvimento dos seus colaboradores. Eu me recordo que no inicio da minha carreira, o pouco recurso que eu tinha era todo direcionado para minha faculdade de administração de empresa e não me sobrava praticamente nada para investir, no maximo, de vez em quando, eu conseguia comprar uma das revistas especializadas da minha área para eu tentar me manter atualizado. Hoje com o avanço da tecnologia e das mídias sociais isso se transformou significativamente. Existem milhares de oportunidades disponíveis, diariamente, e a grande maioria a custo zero, para você que quer crescer na carreira. Por outro lado, o excesso de informação e a dificuldade de saber se elas são confiáveis nos deixa paralisados e assim não avançamos em nossas carreiras.

Talvez você já tenha tentando buscar algum conteúdo na internet e se viu perdido com tantas opções. É provável que já tenha buscado por um tema especifico e o Google te trouxe um monte de sites e ao acessa-los, muitas vezes, não era o que você procurava. Frustrante não é mesmo?

Isso acontece porque qualquer pessoa pode publicar o que quiser na internet, por um lado isso é muito bom porque permite exercermos nossa liberdade de expressão, porém é muito ruim porque muitos desses conteúdos são carregados de Fake News, ou seja, noticias que não são verdadeiras. Outros são vazios em termos de conteúdos que gerem uma autentica transformação para nossa vida e carreira. Recentemente eu lê uma pesquisa da MIT (Massachusetts Institute of  Technology) onde dizia que 70% das noticias falsas tem mais chance de ser compartilhadas que as verdadeiras o que torna esse jogo ainda mais perigoso.

O que é preciso para aproveitar esse máximo potencial que a internet nos possibilita de forma segura e que gere de fato os resultados que estamos esperando? Quais são os melhores veículos digitais para me proporcionar a melhor experiência de aprendizagem? Por onde devo começar?

Pois bem, a partir de agora eu vou te apresentar as 03 dicas que vão te ajudar a trilhar um caminho sustentável no desenvolvimento da sua carreira:

Dica 1 – Aprenda a fazer a gestão do seu conhecimento

Essa talvez seja a dica mais relevante de todas porque sem ela você não vai conseguir filtrar o que realmente seja importante para seu desenvolvimento. Para desenvolver uma boa gestão do conhecimento você precisa primeiro saber qual é o posicionamento da sua carreira, calma eu explico. Posicionamento significa ter claro em qual área você tem aptidão para trabalhar, algumas pessoas se saem melhor na área de exatas, outras em vendas , humanas, biológicas e assim por diante. Talvez você esteja se perguntando mas, Augusto Junior como eu descubro isso? Bom, para isso precisaríamos de um artigo especifico, e que, prometo, logo, logo vou produzi-lo para você. Mas para te dar uma ideia a primeira coisa a pensar é qual seria a sua maior aptidão, sua maior habilidade sua competência máxima, ou seja o que você faz melhor na sua vida! No meu caso, por exemplo, eu identifiquei que era minha habilidade de falar bem em público, o resultado é que hoje toda a minha área de atuação acontece por meio dela através dos meus treinamentos, palestras e atendimentos como Coach. Saber qual é sua competência máxima te ajuda a entender qual sua possível área de atuação e assim você poderá dedicar seu tempo para pesquisar somente os assuntos que tenham ligação direta com seu posicionamento.

Dica 2 – Eleja um mentor para te direcionar no seu desenvolvimento

Antes de falar como eleger seu mentor eu vou te explicar o que é um mentor e como ele pode te ajudar! Mentor é um profissional que ao longo da sua carreira já percorreu um caminho que lhe permitiu passar e superar desafios que hoje você esteja sujeito a passar, desta forma você poderá aprender sobre o que fazer e o que não fazer para alcançar o sucesso.  Aqui vale mais uma ressalva, ao escolher seu mentor procure identificar se ele realmente já alcançou o nível de realização profissional que um dia você almeja para sua carreira, procure pesquisar pelo que ele já promoveu na vida de outras pessoas que confiaram em suas dicas e direcionamentos e se isto trouxe resultados significativos. Veja se o que ele compartilha está alinhado com seus valores e propósitos. E quando eu falo para você ter um mentor não quer dizer que você, necessariamente, tenha que contratar um processo de coaching ou mentoria com ele, se isso estiver ao seu alcance, melhor ainda, mas como falei no inicio, desta pastagem, a ideia é te passar algumas dicas que você não precisa gastar nada agora. Então o que você deve fazer? De forma objetiva, você pode começar a  segui-lo nas redes sociais, pode se inscrever na lista de conteúdos que ele compartilha periodicamente, acompanhar seus vídeos e palestras online que venha a realizar além é claro do seu blog onde provavelmente ele centralize seus conteúdos mais relevantes.

Dica 3 – Revistas e livros especializados

Hoje você tem uma série de revistas eletrônicas ou livros digitais, os famosos e-books que podem te ajudar a custo zero a se desenvolver na sua carreira. Dois sites que eu recomendo é o portal EXAME onde frequentemente você encontra assuntos muito relevantes e a outra possibilidade é o portal HSM um dos melhores sites de conteúdo voltado para carreira do mundo. Outro aspecto bacana, em nosso desenvolvimento e que eu tenho exercitado, muito, na minha carreira é a quebra de um grande paradigma. Eu já ouvi muitas pessoas dizerem que devemos ler vários livros, eu mesmo já disse isso. Hoje, contudo, eu procuro ler um livro bom varias vezes ao invés de ler vários livros e por que isso? Porque ao ler uma, duas e outras tantas vezes além de o conteúdo ficar mais claro, sua aplicação se torna quase que automática. E eu posso testemunhar os benefícios que isso traz, quem participa dos meus treinamentos ou das minhas aulas com frequência escuta uma frase que gosto muito: “Saber e não fazer é ainda não saber”. Desta forma a releitura de conteúdos que são relevantes para você poderão ser mais facilmente aplicáveis faça a experiência, tenha certeza que será enriquecedor.

Tenho certeza que se você aplicar essas dicas você vai comprovar a diferença em sua carreira e posso te garantir isso porque eu mesmo já segui por esse caminho e me trouxe e ainda me traz inúmeros benefícios. Eu posso resumir isso para você através da seguinte frase. “Quer ir rápido vá sozinho quer ir longe vá acompanhado”. Porém lembre-se de escolher bem a companhia.

Que bacana não é mesmo?!!! Mas se você gostou mesmo eu quero te convidar a compartilhar e marcar outras pessoas nas suas redes sociais direcionando-as para essa postagem. Caso você ainda não tenha se inscrito na minha lista de membros para receber meus conteúdos basta clicar aqui. Ou se ainda não me segue nas redes sociais segue os links é só clicar para caminharmos mais próximos rumo ao desenvolvimento e sucesso profissional.

Link para minha lista VIP
undefined

Link Instagram
undefined

Link facebook
undefined

Link Linkdin
undefined

Link Youtube.

Você merece chegar onde sempre sonhou! E você sabe que sempre pode contar comigo!!

Um grande abraço fique com Deus e até breve.


Por Augusto Junior