24 de Setembro 2018

CHEFE OU LÍDER

Chefe ou Líder

Olá!

Um tempo atrás eu recebi um convite para ser coautor do livro O Manual Completo dos Treinamentos Comportamentais, o que me deixou muito feliz.

Eu escolhi trabalhar o tema liderança, primeiro porque percebo que essa é uma grande necessidade dos nossos tempos e em segundo lugar pelo grande numero de empresas que tem me solicitado treinamentos nessa área.

É bem provável que você em algum momento na sua vida já se deparou com um "chefe" que apresenta sérios problemas de comportamento, que grita, não respeita e até ameaça. Eu me lembro de uma ocasião em que eu precisei colher uma assinatura em alguns contratos de trabalho, junto ao diretor em uma empresa onde trabalhei, e sem brincadeira, ele havia me deixado o dia todo esperando e quando, volte e meia, eu lhe perguntava se ele já poderia assinar os contratos ele dava uma tragada no seu cigarro, soltava a fumaça na minha cara e dizia: “Agora não mora”!

E como eu realmente precisava que ele assinasse, não podia desistir porque do contrario aqueles contratos não poderiam entrar na lista de pagamento, assim insisti: “Eu realmente preciso que o senhor assine esses contratos, caso contrário essas pessoas não poderão começar a trabalhar e muito menos receber. Foi ai que aconteceu a cena mais estranha da minha vida, ele pegou os contratos da minha mão, me virou e assinou os contratos nas minhas costas, dessa cena em diante entendi que precisava trabalhar para que os “chefes” se tornassem lideres de verdade, líderes que entendem sua missão e que não trabalham só pelo cargo ou para fortalecer o ego.

Estou te falando isso porque é possível ser um profissional de sucesso mesmo tendo um chefe mala. Foque nos resultados que você tem a gerar e acredite ninguém pode te ferir a menos que você permita.


Por Augusto Junior