21 de Setembro 2018

PARA SER COMPETENTE INVISTA EM CONHECIMENTO

Aprenda a Aprender

Conhecimento é a capacidade de saber, ou seja, reunir os elementos necessários por meio de informações e aprofundá-los através da pesquisa para que se consiga ser independente em suas ações, e quando digo independente estou me referindo a capacidade que um profissional tem de conseguir realizar suas atividades sem que para isso tenha que depender do conhecimento de outras pessoas. Quando o profissional entende esse conceito ele acaba desenvolvendo um senso pesquisador que lhe proporciona um conhecimento profundo em sua área de atuação. 

Vivemos hoje a era da informação, nunca tivemos acesso tão amplo, rápido e fácil a qualquer tipo de informação, contudo, isso pode trazer um sério problema, muitos acabam trocando quantidade por qualidade, existem aqueles que acreditam que precisam saber de tudo que esta acontecendo para ser um profissional de sucesso. Um alerta a ser feito e que fica evidente, na análise feita pela revista VOCÊ S/A (Ed. 243), é que não necessariamente você precisa ser um profissional que sabe um pouco de muitas coisas mas sim aquele que sabe muito sobre as poucas coisas realmente importantes.

Vale destacar que o conhecimento pode impactar a vida das pessoas de varias maneiras, para alguns será o começo do fim, que trágico não é, mas permita-me explicar, muitos por terem conhecimento, infelizmente, se acham melhor que os outros e acabam desenvolvendo uma postura arrogante e prepotente, as consequências desse comportamento é o fechamento para novas formas de pensar ou repudio a pensamentos diferentes dos seus. Por outro lado existem aqueles que ao perceberem os benefícios que o conhecimento traz para sua vida e carreira se tornam ainda mais humildes Sócrates, o grande filósofo grego, por exemplo, já dizia: “só sei que nada sei”.

Como saber em qual das duas realidades eu estou? Procure avaliar da seguinte maneira, se você for a pessoa mais inteligente da sua mesa significa que logo, logo você vai parar de crescer, fique atento a isto.

Assim que você adquiri conhecimento o próximo passo é colocar esse conhecimento em prática. Descubra como no próximo artigo onde eu dou detalhes sobre isso.


Por Augusto Junior